Gestão Anastasia: Comitê Gestor de Convivência com a Seca articula estratégias para as regiões Norte e Nordeste de Minas

Até o momento, 71 municípios já decretaram situação de emergência devido ao longo período marcado pela falta de chuva em 2012

Osvaldo Afonso/Imprensa MG
Secretário Gil Pereira e o coronel Luis Carlos Martins durante a reunião
Secretário Gil Pereira e o coronel Luis Carlos Martins durante a reunião

Com participação de representantes de oito secretarias e nove órgãos do Governo de Minas, o Comitê Gestor de Convivência com a Seca reuniu-se, nesta segunda-feira (23), na Cidade Administrativa Presidente Trancredo Neves.

Propor, articular, coordenar e avaliar ações destinadas a reduzir os efeitos da estiagem em áreas críticas de municípios de Minas Gerais são os focos centrais do comitê, presidido pelo secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira.

Até o momento, 71 municípios já decretaram situação de emergência devido ao longo período marcado pela falta de chuva em 2012. De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil e chefe do Gabinete Militar, coronel PM Luis Carlos Dias Martins, 22 desses municípios estão sendo atendidos por meio de caminhões-pipa contratados pelo Governo do Estado, enquanto outros 39 estão recebendo abastecimento dos caminhões contratados pelo Exército Brasileiro.

“Desde março, também estamos distribuindo cestas básicas à população afetada nos municípios em situação de emergência, em sintonia com o que determina a legislação”, disse o coordenador da Cedec-MG.

Exposição

O secretário Gil Pereira explicou que, durante o encontro, os vários integrantes do comitê puderam expor suas principais estratégias para a ação conjunta do Governo de Minas nos municípios atingidos pela seca e sob abrangência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan).

Gil Pereira informou que, desde 2006, o Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR) investiu, no Norte e Nordeste de Minas Gerais, aproximadamente R$ 111,2 milhões. “Grande parte deles relacionados a sistemas de abastecimento de água, cisternas e barragens, o total de subprojetos nos 188 municípios sob responsabilidade da Sedvan chega ao número de 2.647, beneficiando 142,5 mil famílias”.

Com os novos investimentos no âmbito do Programa Água para Todos, informou o secretário de Estado Gil Pereira, “a previsão é que sejam construídas 12,2 mil cisternas de retenção a água da chuva, 502 cisternas de produção (calçadão e horta lateral), 1.168 microbarragens, 180 barragens de maior porte, 1.895 bacias de captação de água de chuva, além de 600 sistemas simplificados de abastecimento de água para famílias carentes”.

Também participaram do encontro o diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte de Nordeste de Minas Gerais (Idene), Rúbio de Andrade; o vice-diretor geral, Roberto Grapiuna; e o secretário-adjunto de Estado, Ronaldo Magalhães.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/comite-gestor-de-convivencia-com-a-seca-articula-estrategias-para-as-regioes-norte-e-nordeste-de-minas/

0 comments… add one

Leave a Comment