Gestão Anastasia: Turismo religioso em Minas é referência nacional no feriado de Corpus Christi

Secretaria de Estado de Turismo preparou uma série de dicas para o turista que visitará o Estado

Wikipedia / Divulgação
Em Ouro Preto, as celebrações de Corpus Christi acontecem na Igreja de Nossa Senhora do Pilar
Em Ouro Preto, as celebrações de Corpus Christi acontecem na Igreja de Nossa Senhora do Pilar

A religiosidade toma conta dos municípios mineiros no feriado de Corpus Christi. Este ano, a data será celebrada na quinta-feira (07) e a Secretaria de Estado de Turismo preparou, com base no calendário de eventos do Estado, dicas para que o turista possa acompanhar as principais celebrações que acontecem em Minas Gerais.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, a religiosidade é uma das principais características do turismo mineiro. “Em todas as nossas regiões, e em todas as nossas cidades, as comunidades preparam para celebrar o Corpus Christi e receber fiéis e os turistas que estarão em nosso Estado para o feriado religioso. É uma das principais expressões da arte, da cultura e da fé em Minas Gerais”, destacou.

Belo Horizonte e entorno

A Arquidiocese de Belo Horizonte realiza, a partir das 14 horas, da quinta-feira (07), no Mineirinho, a 14ª Torcida de Deus. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor realiza a celebração eucarística que será seguida de apresentações musicais variadas, como a dupla Marcelinho de Lima e Camargo.

Em Santa Luzia, será realizada missa campal no largo do Santuário de Santa Luzia, às 17h. Após a missa, será realizada procissão pelas principais ruas da cidade.

Para quem quiser aproveitar o feriado e visitar o maior centro de arte contemporânea da América Latina, o Inhotim, estará funcionando das 9h30 às 17h30. O Instituto preparou programação especial e realiza a 8ª Semana do Meio Ambiente Inhotim, com diversas atividades especiais, como palestras, oficinas e minicursos.

Cidades Históricas

Em Sabará as primeiras celebrações de Corpus Christi acontecem a partir de terça-feira (05), às 19h30, com missa na Igreja do Rosário, no centro da cidade.  No dia 07, às 8h, será realizada missa campal no adro na Igreja Nossa Senhora do Rosário, seguida de procissão que passará pela prefeitura, Praça Tangará e Matriz Conceição. Os moradores enfeitam suas casas para que a procissão possa passar.

Em São João del Rei, até a quarta-feira (06), as celebrações acontecem na Catedral, às 19h. Na quinta-feira (07), a missa será realizada às 16h, seguida da Majestosa Procissão do Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade histórica.

Diamantina realiza confecção dos tapetes que colorem as ruas da cidade, a partir das 08h, do dia 07. Materiais como serragem colorida, borra de café e farinha se transformam em lindos desenhos que traduzem expressões de fé e religiosidade ornamentando a passagem da procissão, que acontece às 16h, saindo da Catedral Metropolitana em direção a Igreja da Luz.

Em Congonhas, as celebrações acontecem durante todo o dia. Às 10h e às 19h, a missa acontece na Basílica da cidade. Às 18h, a procissão sai da Basílica e percorre as ruas da cidade. Às 19h, haverá missa campal na Igreja Matriz. Mariana terá missa na Catedral, às 07h e às 10h. Às 8h, será celebrada missa também na Igreja Nossa Senhora Aparecida. Às 17h, haverá missa na Praça dos Ferroviários, seguida de procissão.

Ouro Preto respira história e religiosidade e as celebrações de Corpus Christi acontecem no dia 07 de junho, às 07h, na Igreja de Nossa Senhora do Pilar. Após a missa, às 07 horas, os fiéis seguem em procissão com parada para bênçãos pelas ruas da cidade. O turista pode aproveitar o feriado para conhecer os vários museus e as igrejas barrocas que atraem fieis de todas as partes do país.

Clique aqui e confira a programação de Corpus Christi em outras cidades mineiras (arquivo PDF). 

Acesse o Portal do Turismo Mineiro e saiba todas as novidades do turismo no Estado.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/turismo-religioso-em-minas-e-referencia-nacional-no-feriado-de-corpus-christi/

0 comments… add one

Leave a Comment