Gestão da Educação: educadores do sistema socioeducativo se reúnem para troca de experiências

Iniciativa promove o encontro de educadores e representantes da Defesa Social para discutir ações voltadas ao bem-estar dos adolescentes

Carlos Alberto/Secom
Abertura do IV Encontro dos Profissionais da Educação, que atuam no Sistema Socioeducativo
Abertura do IV Encontro dos Profissionais da Educação, que atuam no Sistema Socioeducativo

Cerca de 200 profissionais participam, até esta quinta-feira (05), do IV Encontro dos Profissionais da Educação que Atuam no Sistema Socioeducativo de Minas Gerais. Parceria da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o evento, aberto esta quarta-feira (04), reúne educadores para deliberar sobre práticas exitosas, trocar experiências e moldar a escola que atende os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Segundo a superintendente de Gestão das Medidas Privativas de Liberdade, Elaine Rocha Maciel, um dos principais rompimentos na vida do adolescente que entra na trajetória infracional é a perda do vínculo com a escola. “Por isso é tão importante que saibamos propiciar esse novo encontro com a educação. Precisamos, juntos, pensar em formas de despertar no adolescente uma vontade de saber, um desejo de conhecer e aprender”, ressaltou.

A superintendente completou ainda que a parceria com a Secretaria de Educação é fundamental para o sucesso do trabalho socioeducativo. “Este é o quarto encontro que promovemos e percebo que, cada vez mais, temos conseguido estreitar os diálogos com a Educação, parceiro que trabalha junto conosco em prol dos adolescentes. Quando a medida socioeducativa resgata o vínculo do adolescente com a escola, aí sim ela fez mais do que só garantir direitos”.

Para a diretora de Formação Educacional e Profissional da Suase, Ana Carolina Ribeiro, o momento é de construção da prática educacional nas medidas socioeducativas. “Além de aproximar o adolescente da escola, temos que buscar aproximar a escola do adolescente. Esse encontro de ideias e práticas visa justamente a melhoria do nosso trabalho”, explica.

Parceria

Presente na mesa de abertura do encontro, a secretária adjunta de Educação, Maria Sueli de Oliveira Pires, explicou que o adolescente em cumprimento de medida socioeducativa é um público bastante específico e destacou a importância da articulação das redes locais de ensino. “Muitos desafios nos afrontam no dia-a-dia e ainda aguardam respostas. Sozinhos, nós, educadores, não vamos a lugar nenhum, daí precisarmos nos agregar a parcerias e redes locais, inclusive no ensino dentro de unidades socioeducativas”.

Participaram ainda da abertura do IV Encontro dos Profissionais da Educação que Atuam no Sistema Socioeducativo a superintendente de Gestão de Medidas de Semiliberdade e Meio Aberto, da Suase, Érika Vinhal, e a diretora de Educação de Jovens e Adultos, da SEE, Edir Petruceli Xavier.

ProgramaçãoRealizada desde 2009, a iniciativa promove o encontro de professores, corpo técnico, direção das unidades socioeducativas e parceiros da Suase, para discutir e planejar ações cada vez mais assertivas no que diz respeito à educação do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa. Neste ano, o tema das discussões é “Escola, juventude e cultura”.

Dentre a programação estão mesas temáticas, contribuição de pesquisadores e trocas de experiências. Algumas das discussões são: Programa Mais Educação; Práticas de sala de aula no contexto socioeducativo; Conferência Juventude, Escola e Cultura; O desafio da relação pedagógica: professores e adolescentes em sala de aula; Avaliações escolares e o “Dia D” da educação no sistema socioeducativo, dentre outros. O evento está sendo realizado no auditório do Tribunal de Justiça, no Centro de Belo Horizonte.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/educadores-do-sistema-socioeducativo-se-reunem-para-troca-de-experiencias/

0 comments… add one

Leave a Comment