Gestão da Educação: Mostra apresenta novo olhar que escola de Belo Horizonte está dando ao ensino médio

1ª Mostra das Empregabilidades é resultado de trabalhos desenvolvidos no ‘Reinventando o Ensino Médio

Esc. Es. C. Drummond de Andrade / Divulgação
Durante a mostra, comunidade escolar teve acesso aos circuitos turísticos mineiros criados pelos estudantes
Durante a mostra, comunidade escolar teve acesso aos circuitos turísticos mineiros criados pelos estudantes

Após pouco mais de seis meses de aprendizado, os alunos do ensino médio da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, em Belo Horizonte, mostraram para comunidade o que estão aprendendo. A 1ª Mostra das Empregabilidades apresentou o resultado de trabalhos desenvolvidos nas três áreas de empregabilidade do projeto “Reinventando o Ensino Médio”: Turismo, Comunicação Aplicada e Tecnologia da Informação. A mostra foi realizada no último sábado (14), na própria escola.

“O objetivo do evento foi divulgar para a comunidade escolar o que está sendo produzido pelos alunos e a importância do ‘Reinventando para o Ensino Médio’, que está mudando a cara da escola. O projeto está deixando a escola mais atualizada e dando aos estudantes acesso a informações que antes eles não tinham”, ressalta a orientadora da área de Turismo, Renata Lopes Madrazo.

Durante a mostra, a comunidade e demais alunos tiveram acesso aos circuitos turísticos mineiros criados pelos estudantes, conheceram situações em que as tecnologias são aplicadas e a importância e os riscos das redes sociais. O aluno do 1º ano do ensino médio, Roger Washington Rodrigues dos Santos, que faz aulas de Tecnologia da Informação, descreve a importância da feira.

“Nas aulas aprendemos muitas coisas, como a trabalhar com gráficos e planilhas. Isso está presente em praticamente tudo, como em um salão de beleza. Mostramos isso na feira. A mostra é importante, porque muitas pessoas não sabem por que ficamos até mais tarde na escola. As pessoas que vieram agora sabem”, afirma.

Parcerias

Empresas conceituadas no Estado, pelo trabalho desenvolvido na área do turismo e da tecnologia, apresentaram, em um espaço na feira, os trabalhos que desenvolvem. “Elas trataram de temas ligados às áreas de empregabilidade que a escola oferece. A participação delas ofereceu um ganho positivo para o aprendizado dos alunos”, conta a diretora da escola, Antônia Felizarda de Almeida Filha.

Reinventando o Ensino Médio

A iniciativa é voltada para os alunos do ensino médio e tem entre seus objetivos tornar o currículo mais completo e atrativo, além de gerar competências e habilidade focadas na empregabilidade. Inicialmente o projeto é desenvolvido em 11 escolas da região Norte de Belo Horizonte.

A organização curricular do projeto foi instituída pela Resolução SEE nº 2.030. Entre as mudanças previstas na resolução está a criação de áreas de empregabilidade. Elas são parte do currículo dos alunos e são ofertadas em três grandes áreas: Comunicação Aplicada, Tecnologias da Informação e Turismo.

Mais tempo em sala

A carga horária dos estudantes que participam do projeto também é diferenciada. O currículo, que antes era composto por 2.500 horas ao longo dos três anos do ensino médio, é composto por 3 mil horas distribuídas nos três anos. São 2.500 horas de formação geral e 500 horas de formação específica. Para o cumprimento da carga horária, no diurno foi instituído o sexto horário.

Já no noturno, as 500 horas foram organizadas sob a forma de projeto, sendo 300 horas para os Conteúdos Interdisciplinares Aplicados, relacionados aos Conteúdos Básicos Comuns (CBCs), e 200 horas para os Conteúdos Práticos nas áreas de empregabilidade.

As mudanças serão implantadas gradativamente, iniciando-se com os alunos matriculados no 1º ano do ensino médio. A implantação do projeto “Reinventando o Ensino Médio” nas demais escolas da rede estadual será progressiva, respeitados os critérios a serem estabelecidos pela secretaria.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/mostra-apresenta-novo-olhar-que-escola-de-belo-horizonte-esta-dando-ao-ensino-medio/

0 comments… add one

Leave a Comment