Gestão da Saúde: Rede de Urgência do Norte de Minas recebe visita de técnicas do Conass

O objetivo da visita é conhecer a experiência pioneira de regionalização do atendimento às urgências e emergências

A Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas recebe visita de técnicos da saúde para troca de experiências. As assessoras técnicas do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Maria José Evangelista e Eliana Maria Ribeiro Dourado estão em Montes Claros, no Norte de Minas, para conhecer a experiência pioneira de organização da Rede e a regionalização do serviço de atendimento móvel de urgência (Samu).

Segundo Eliana Dourado, a experiência norte-mineira é uma referência nacional. “A forma como a Rede foi organizada na região e os resultados alcançados até agora, seguramente, são uma importante referência para as demais regiões do país e demonstram como a parceria solidária pode contribuir para a consolidação das políticas públicas de saúde e promover o acesso a serviços de qualidade à população”, observa a médica.

No primeiro dia de visita, segunda-feira (16), após a visita ao Complexo Regulador Macrorregional, onde funciona a Central de Regulação do Samu e Central de Regulação Assistencial, as visitantes se reuniram com a comissão técnica do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) para conhecer a experiência no gerenciamento do consórcio, a forma como se dá a participação dos entes federados, municípios, Estado e união, na viabilização do serviço, e a lógica do gerenciamento da Rede, que atrela economia de recursos à promoção de saúde de qualidade aos usuários do SUS.

Nesta terça-feira (7), a comitiva visita uma unidade básica de saúde para conhecer como está sendo estruturada a classificação de risco na atenção primária em Montes Claros e os hospitais Aroldo Tourinho e Clemente de Faria, onde é a realizada a classificação de risco pelo Protocolo de Manchester.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/rede-de-urgencia-do-norte-de-minas-recebe-visita-de-tecnicas-do-conass/

0 comments… add one

Leave a Comment