Gestão em Minas: Emater-MG capacita técnicos em agricultura urbana agroecológica

Objetivo é estimular a implantação de hortas e lavouras em benefício de comunidades carentes

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vai ampliar a assistência às comunidades urbanas interessadas em implantar hortas e lavouras com as técnicas da agroecologia. Afinal, aquele lote vago na rua, os terrenos abaixo das linhas de transmissão de energia ou uma área sem uso na escola do bairro podem se transformar em fonte de alimentação saudável e até renda para comunidades carentes.

Para estimular a chamada agricultura urbana, a Emater-MG está capacitando técnicos em vários municípios. O primeiro treinamento formou 30 profissionais de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Divinópolis, São João del-Rei, Ponte Nova e Diamantina.

Durante as aulas, os técnicos se preparam para orientar os agricultores familiares em todas as etapas de formação de hortas e lavouras em perímetros urbanos, sempre com foco na produção agroecológica, ou seja, sem a utilização de adubos químicos e agrotóxicos.

O coordenador de Meio Ambiente e Agriculturas de Base Ecológica da Emater, Marco Aurélio Moreira, explica que as técnicas de produção sem uso de agrotóxicos, além de serem uma demanda das comunidades atendidas, também é uma exigência da legislação, que trata da produção agrícola nas cidades. “O uso de agrotóxicos é proibido dentro dos perímetros urbanos”, afirma.

Entre os temas desenvolvidos nos treinamentos dos técnicos, além das técnicas naturais de combate a pragas e doenças, estão os cuidados com a água da irrigação, a legislação específica sobre o uso do solo em áreas urbanas e sobre agricultura familiar, experiência prática em campo e segurança alimentar e nutricional.

De acordo com o coordenador Marco Aurélio Moreira, a Emater-MG já trabalha com várias ações no sentido de proporcionar atendimento à produção agroecológica, tanto em áreas urbanas quanto rurais. “Atuamos também em programas de transição agroecológica voltada para a área de educação ecológica, no sentido de reduzir o uso racional de agrotóxicos”, informa.

No total, a Emater-MG deverá capacitar 70 técnicos em agricultura urbana de base ecológica, no primeiro semestre de 2012. Já estão programados outros cursos, a serem realizados em maio, para técnicos que atuam no Norte de Minas e na região do Vale do Jequitinhonha.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/emater-mg-capacita-tecnicos-em-agricultura-urbana-agroecologica/

0 comments… add one

Leave a Comment