Governo de Minas: Cidade das Águas é um dos mais completos exemplos de sustentabilidade do mundo

Instalado em Frutal, complexo é uma iniciativa do Governo de Minas, apoiada pela Unesco, como resposta ao desafio da preservação da água

O projeto “Cidade das Águas”, desenvolvido em Frutal, no Triângulo Mineiro, é um dos mais completos exemplos de sustentabilidade para o Brasil e o mundo. A iniciativa tem como objetivo criar um centro de capacitação e pesquisa de recursos hídricos, e tem como eixo central a gestão, preservação e recuperação das águas, superficiais e subterrâneas, assim como a educação por meio da formação de um nova geração de líderes na gestão da água.

O Complexo é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio do Centro Hidroex, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), apoiado pela Unesco, como resposta ao desafio da preservação da água; e com o intuito de fazer uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos.

Além da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), outras 11 universidades já aderiram ao projeto, assim como órgãos ligados ao meio ambiente, ao desenvolvimento sustentável e à ciência e tecnologia. O investimento na construção e implantação do “Cidade das Águas” é de cerca de R$ 180 milhões, e sua conclusão está prevista para 2014.

Trata-se de uma estrutura capaz de reunir instituições estaduais, federais e privadas, de todo o mundo, em um mesmo ambiente de convivência e interatividade, para estudar gestão, preservação e recuperação das águas superficiais e subterrâneas. Para saber mais, acesse www.hidroex.mg.gov.br.

http://youtu.be/Rzv_-qFP5qg

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/cidade-das-aguas-e-um-dos-mais-completos-exemplos-de-sustentabilidade-do-mundo/

0 comments… add one

Leave a Comment