Governo de Minas: Circuito Cultural Praça da Liberdade oferece programação de férias para todas as idades

Os museus e espaços prepararam uma programação especial para as crianças e também para agradar os adultos

As férias de julho terão diversão garantida para toda a família no Circuito Cultural Praça da Liberdade. Os museus e espaços que integram o complexo prepararam uma programação especial para as crianças, com oficinas, teatro, filmes e contação de histórias, e também uma série de atividades para agradar os adultos, como sessões de observação do céu e palestras sobre Literatura e Fotografia.

Além da programação especial de férias, todos os museus do Circuito estarão abertos para visitação do público durante o mês de julho, de terça a domingo, a partir das 10h, e às quintas-feiras com horário estendido até às 22h.

Confira a agenda dos espaços:

Espaço TIM UFMG do Conhecimento

Durante todas as quintas-feiras de julho as crianças e seus familiares poderão fazer observação do céu no Terraço Astronômico, um dos sete observatórios mais modernos do mundo, que fica no Espaço TIM UFMG do Conhecimento. Além das quintas, o terraço estará aberto ao público também nos dias 18 e 25 de julho e 1º de agosto. As sessões acontecem, das 19h às 21h, com entrada franca.

Outra opção do Espaço TIM UFMG é o Planetário, que é o único do gênero em Minas Gerais. Formado por equipamentos de última geração, o local funciona como um grande cinema imersivo. As sessões têm entrada franca e acontecem às terças, quartas  e sextas, às 13h; às quintas, às 13h, 18h, 19h e 20h; e aos sábados, domingos e feriados, às 13h, 14h e 15h. Nos dias 18 e 25 de julho e 1º de agosto, o Planetário também terá sessões extras às 13h, 18h, 19h e 20h.

Museu das Minas e do Metal

Para quem gosta de explorar o mundo mineral, o Museu das Minas e do Metal preparou oficinas de férias para os dias 24 e 27 de julho. No dia 24, das 14h às 18h, acontecerá a Oficina de Fósseis, para crianças de 7 a 12 anos. A ideia é reproduzir artificialmente um fóssil utilizando um molde de gesso e cimento. No dia 27, das 14h às 18h, o tema tratado será o “Mundo Mineral” e o foco serão as crianças de 4 a 6 anos. A proposta é uma experiência cultural envolvendo o imaginário, a partir de explorações dos recursos minerais oferecidos nos espaços do museu. As oficinas acontecem nas instalações do museu e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail oficina@mmm.org.br ou na recepção do espaço.

Além das oficinas, no dia 29 de julho, o Museu das Minas e do Metal promove, às 11h, o “Era uma vez no MMM…”, uma atividade de contação de histórias para crianças, com Beatriz Myrrha. O evento, com entrada gratuita, terá o tema “Arquitetura” e contará a história da visita de Dom Pedro II às casas de vários contos infantis. Beatriz terá no palco a participação especial da cantora Ana Cristina e da pianista Malu Gregório.

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

No dia 21 de julho, às 10h, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa homenageará a escritora Sylvia Orthof, considerada uma das mais significativas no cenário da literatura infanto-juvenil. A biblioteca realizará “A Hora do Conto e da Leitura Especial”, com o tema “Histórias de Sylvia Orthof”, no seu Setor Infanto-juvenil.

No dia 24, às 15h, será a vez da palestra “As histórias de Sylvia Orthof: um exercício à imaginação”, ministrada por Ângela Sampaio, graduada em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas de Itabira, especializada em Linguística Aplicada ao Ensino de Português e Alfabetização e mestre em Língua Portuguesa e suas Literaturas pela PUC-Minas. A palestra também ocorrerá no Setor Infanto-juvenil e terá como público-alvo professores, bibliotecários, pais e demais pessoas interessadas. Serão emitidos certificados de participação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3269-1223.

Museu Mineiro

O Museu Mineiro irá realizar diversas oficinas, nos dias 7, 14, 21 e 28 de julho. No dia 7, das 14h às 17h, acontecerá a oficina “Vestindo Menino Deus”.  Numa das vitrines do Museu Mineiro, uma imagem do Menino Deus se encontra nua. Os participantes serão convidados a usar a criatividade e fazer vestes e atributos para ele. A oficina disponibilizará 12 vagas e será voltada para crianças a partir de 10 anos e adultos.

No dia 14 de julho, das 14h às 18h, será realizada a oficina de “Estêncil”. Os participantes poderão, por meio desta técnica do grafite, criar um autorretrato e imprimir em uma camiseta. A oficina será aberta para crianças acima de 12 anos e seus familiares, num total de 15 vagas. Para participar é necessário levar uma camiseta de algodão branca ou de cor clara sem estampas.

A oficina de “Desenho de Interpretação” será realizada no dia 21 de julho, das 14h às 18h, em parceria com a Casa dos Quadrinhos. O objetivo é apresentar técnicas para introdução ao mundo do desenho, explorando o potencial expressivo e lúdico dos participantes. A oficina oferecerá 20 vagas, para crianças de 6 a 12 anos.

No último sábado de julho, dia 28, acontecerá a oficina de “Introdução à escultura e modelagem”, realizada também em parceria com a Casa dos Quadrinhos, das 10h às 18h, com intervalo para almoço. O objetivo da oficina é apresentar princípios de modelagem e figuração de um rosto humano como estrutura, buscando uma fisionomia. Neste curso, com 12 vagas, para crianças acima de 12 anos, o aluno construirá sua própria personagem.

Todas as oficinas serão precedidas de uma visita ao Museu Mineiro. Informações e inscrições das oficinas de 07 e 14 de julho podem ser feitas pelo telefone: 31 3269 1103 (Museu Mineiro). As informações e inscrições das oficinas de 21 e 28 de julho podem ser feitas pelo telefone: (31) 3224-0040 (Casa dos Quadrinhos).

Centro de Arte Popular – Cemig

O Centro de Arte Popular – Cemig terá oficinas destinadas ao público infanto-juvenil, nos dias 13, 20 e 27 de julho. No dia 13, das 14h às 18h, a oficina de “Pintura com pigmentos naturais” permitirá aos participantes conhecer o processo de produção de tintas naturais e realizar pinturas em pedras, como as pinturas rupestres. A oficina terá 12 vagas para crianças acima de 12 anos e para seus familiares.

A oficina de “Modelagem em argila”, do dia 20, permitirá aos participantes experimentar o material utilizado por diversos artistas populares representados no Centro de Arte Popular – CEMIG e usar a criatividade para desenvolver suas próprias peças em argila. A oficina acontecerá, das 14h às 18h, com 12 vagas abertas para crianças acima de oito anos e para seus familiares.

No dia 27 de julho, a oficina “Bordando minha história” levará os participantes a conhecer a arte do bordado e a criar narrativas pessoais com linhas, agulhas e botões. A oficina também acontecerá das 14h às 18h, com 12 vagas abertas, para crianças acima de 12 anos e familiares.

Os participantes de todas as oficinas farão uma visita ao Centro de Arte Popular – CEMIG no início das oficinas. Mais Informações e inscrições: 3222-3231.

Memorial Minas Gerais – Vale

A partir do dia 17 de julho, o Memorial Minas Gerais – Vale terá uma intensa programação voltada para o público infantil. As “Férias Divertidas no Memorial” vão contar com oficinas, espetáculos e exibição de vídeos e filmes infantis.

As oficinas terão temas diversos como modelagem com argila, origami, teatro de sombra, criação de brinquedos com sucatas e uma tarde especial de brincadeiras. As atrações serão contação de histórias, no dia 21, e o espetáculo “Primeiras Canções” do grupo Ziriguibum, nos dias 28 e 29.

As oficinas, todas gratuitas, acontecerão entre os dias 20 e 27, sempre das 14h às 16h. As inscrições podem ser feitas, entre os dias 12 e 19, pelo telefone 3343-7317. No dia da oficina, também serão aceitas inscrições no local, caso ainda existam vagas.

Já no dia 19 de julho, às 19h30, a programação será voltada para os adultos. No auditório do Memorial, haverá a palestra “Do portfolio à exposição”, com Tibério França, em parceria com o Fototech-MG. A entrada será gratuita.

Palácio da Liberdade

O espaço estará aberto para visitação aos domingos, das 9h às 13h, em grupos de 15 pessoas, seguindo roteiro definido por técnicos do Iepha, para garantir a segurança do rico acervo. Dentro do Palácio, o trajeto da visita envolve 30 cômodos, durando em média 30 minutos.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/circuito-cultural-praca-da-liberdade-oferece-programacao-de-ferias-para-todas-as-idades/

0 comments… add one

Leave a Comment