Governo de Minas: Emater-MG participa em Viçosa do Fórum Brasil sobre Agrossilvicultura

Objetivo do evento é viabilizar a transferência de informações entre diferentes grupos do setor público e privado

Divulgação/Emater
Sistema ILPF permite o desenvolvimento da pecuária, lavoura e floresta numa mesma área
Sistema ILPF permite o desenvolvimento da pecuária, lavoura e floresta numa mesma área

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) participa, dias 28 e 29 de março, em Viçosa, na Zona da Mata mineira, do Fórum Brasil sobre Agrossilvicultura. O evento tem como objetivo viabilizar a transferência de informações entre diferentes grupos do setor público e privado, e possibilitar a troca de experiência entre pesquisadores, profissionais, produtores florestais e estudantes. Durante o fórum, os participantes visitarão uma unidade demonstrativa do sistema integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF), coordenada por professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e extensionistas da Emater-MG.

O sistema ILPF permite o desenvolvimento da pecuária, lavoura e produção de madeira numa mesma área. Além de diminuir custos com a pecuária leiteira, o sistema evita danos ao solo e à pastagem e possibilita renda extra para o produtor com a venda de madeira. Uma das maneiras para implantar o sistema é o plantio inicial do eucalipto, que pode ocorrer entre março e junho. Na época das chuvas é feito o plantio do milho e da braquiária. Após um ano e meio ou duas safras de milho, a área pode ser liberada para o pastejo do gado.

Durante o evento, serão realizadas diversas palestras com temas relacionados à Agrossilvicultura. O extensionista da Emater-MG Rogério Jacinto Gomes abordará o tema “Atividades de extensão com Agrossilvicultura na Zona da Mata de Minas Gerais”. O técnico da empresa apresentará o trabalho de orientação dos produtores sobre o sistema ILPF e os resultados já obtidos. “O que podemos perceber é que muitos agricultores aprovam a técnica. A expectativa é que o número de adeptos cresça nos próximos anos”, diz Rogério Jacinto. Encerrando as atividades do fórum, os participantes visitarão uma unidade demonstrativa de integração lavoura, pecuária e floresta. No local, será demonstrado como funciona na prática a técnica.

O Fórum Brasil sobre Agrossilvicultura é promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e Universidade Federal de Viçosa, em parceria com a Emater-MG, Associação Mineira de Silvicultura e demais instituições. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sif.org.br. Informações: 31 3899-1185. O valor para professores e técnicos de órgãos públicos é R$ 120. Estudantes de graduação e pós em ciências agrárias pagam R$ 70.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/emater-mg-participa-em-vicosa-do-forum-brasil-sobre-agrossilvicultura/

0 comments… add one

Leave a Comment