Governo de Minas: Epamig realiza 6º Dia da Vitivinicultura Mineira em Caldas

Minas pesquisa tecnologias para produção de vinhos finos

Com o objetivo de apresentar os principais resultados de pesquisas em vitivinicultura a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza no dia 19 de julho, em Caldas, o 6º Dia da Vitivinicultura Mineira. O evento também pretende integrar os produtores de uva, visando o fortalecimento da atividade na região Sul de Minas. A inscrição para o evento é gratuita. A programação completa pode ser conferida no site da Epamig.

Em duas estações de campo os participantes conhecerão mais sobre instalação de vinhedo (preparo do solo e plantio de mudas e primeiros tratos culturais de videiras) e manejo de videiras (poda e formação de plantas). Os participantes também poderão obter informações em pesquisa e desenvolvimento vitivinícola no Núcleo Tecnológico Uva e Vinho, que será apresentado pelo Coordenador do Núcleo, Murillo Regina, que é também pesquisador da Epamig.

Segundo o coordenador, as tecnologias geradas pela Epamig já estão disseminadas em Minas Gerais e também em outros estados brasileiros. “A técnica da dupla poda, que permite a inversão do ciclo da videira para colheita no inverno, está sendo empregada no Sul de Minas Gerais e interior de São Paulo, com resultados positivos”, afirma.

Murillo explica que a produção de mudas pela técnica “enxertia de mesa” para a videira, trazida da Europa e adaptada ao Brasil pela Epamig, já é empregada em escala comercial em todo o Brasil. “Vários projetos comerciais estão instalados e temos algumas vinícolas em construção”, informa.

Outros temas também serão apresentados nesse dia: prevenção de doenças na videira: podas e formação de plantas, pelo pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), José Hernandes; tecnologias e tendências na produção de uva Niágara Rosada, pelo pesquisador da Epamig Rodrigo Meirelles Pimentel. A enóloga da Epamig Marite Dal’Osto conduzirá visita técnica na vinícola experimental e comentará sobre elaboração de vinhos.

Núcleo Tecnológico

O Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho, instalado na Fazenda Experimental da Empresa em Caldas (FECD) tem norteado, desde sua criação em 2005, as estratégias de pesquisa em vitivinicultura em Minas Gerais.

Segundo o gerente da FECD, César Augusto Fabrino, para apoiar as ações do Núcleo a Fazenda Experimental possui infraestrutura, constituída por bancos de germoplasmas das principais variedades de copa e de porta-enxertos de videira, áreas experimentais de manejo e condução da videira, unidade de enxertia de mesa e produção de mudas, além de modernos laboratórios de biotecnologia vegetal e de avaliação de qualidade da uva e do vinho, e da única vinícola experimental presente na região Sudeste do Brasil.

Serviço

6º Dia da Vitivinicultura Mineira

Data: 19/07/2012

Horário: 8h

Local: Núcleo Tecnológico EPAMIG Uva e Vinho – Av. Santa Cruz, 500 – Caldas – MG

Informações: (35) 3735-1101 – fecd@epamig.br

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/epamig-realiza-6o-dia-da-vitivinicultura-mineira-em-caldas/

1 comment… add one
  1. samuel

    gostaria de ter mais informações sobre o vinho ai produzido e aonde encontrar aqui são Paulo e a marca para facilitar a procura do vinho . obrigado .

Leave a Comment