Governo de Minas: Fenômeno astronômico raro será atração no Circuito Cultural Praça da Liberdade

Trânsito de Vênus, que só ocorrerá novamente em 2117, poderá ser visto na fachada digital no Espaço TIM UFMG do Conhecimento

Renato Cobucci/Secom MG
Trânsito de Vênus poderá ser visto na fachada digital no Espaço TIM UFMG do Conhecimento
Trânsito de Vênus poderá ser visto na fachada digital no Espaço TIM UFMG do Conhecimento

Nesta terça-feira (05), quem passar pelo Circuito Cultural Praça da Liberdade à noite poderá se surpreender com um fenômeno astronômico raro, projetado na fachada do Espaço TIM UFMG do Conhecimento: o Trânsito de Vênus, momento no qual o planeta fica alinhado entre o Sol e a Terra. Este alinhamento se repetirá somente daqui a 105 anos.

O fenômeno só poderá ser visto diretamente por quem estiver na parte oriental da Terra. No entanto, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento irá exibir ao vivo, das 19h30 às 0h, imagens captadas no observatório Mauna Loa, no Havaí, pelo museu Exploratorium, de San Francisco, Estados Unidos. A fachada do Espaço TIM UFMG é composta por um sistema de telões digitais de alta resolução.

As imagens produzidas proporcionam uma experiência singular e contribuem para o entendimento sobre a dinâmica do sistema solar. Além disso, a ocorrência do trânsito possibilita condições favoráveis para aprofundar estudos no campo da astronomia.

Conforme afirma o professor Leonardo Marques Soares, especialista da equipe de astronomia do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, as reações provocadas pela radiação da luz solar na atmosfera do planeta em trânsito dão indícios importantes para o conhecimento sobre eles. Um exemplo desta contribuição foi utilizada por Edmund Halley, descobridor do cometa que leva seu nome. Segundo ele, por meio do trânsito de Vênus era possível medir com grande precisão a distância entre a Terra e o Sol.

A importância do fenômeno não se restringe à ciência. Segundo Leonardo, o desenvolvimento das técnicas de captação de imagens utilizadas no ínicio da história do cinema da fotografia foi impulsionado pela vontade de observação do trânsito no século XIX.  Há também aqueles que associam o fenômemo à profecia do fim do mundo em 2012, a partir de uma associação com o início da Contagem Longa do Calendário Maia, conhecido como Nascimento de Vênus. O trânsito de Vênus tem duração prevista de cinco horas e só deverá acontecer novamente em 2117.

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento tem como objetivo aproximar a população do conhecimento científico com o uso de recursos tecnológicos, lúdicos e interativos. A partir disso, promove uma série de atividades em seu espaço, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Além da UFMG e da operadora TIM, o Espaço do Conhecimento conta com a parceria do Governo de Minas e o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Serviço

Transmissão do Trânsito de Vênus

Data: 05 de junho, terça-feira, das 19h30 às 0h

Local: Fachada digital – Espaço TIM UFMG do Conhecimento – Circuito Cultural Praça da Liberdade

Mais informações: (31) 3409-8366 ou imprensa@espacodoconhecimento.org.br

Transmissão: Exploratorium

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/fenomeno-astronomico-raro-sera-atracao-no-circuito-cultural-praca-da-liberdade/

0 comments… add one

Leave a Comment