Governo de Minas: Gasmig publica resultados financeiros de 2011

Empresa registrou resultados históricos no faturamento e fornecimento de gás natural

A Diretoria Executiva da Gasmig publicou os resultados financeiros apurados no ano de 2011 nos jornais O Tempo e Minas Gerais, na edição da última quarta-feira (4). A publicação mostra que 2011 será sempre lembrado na história da empresa como o ano dos “dois bilhões”.

O valor se refere a dois resultados históricos registrados pela companhia no ano em questão. O primeiro, que é relacionado ao faturamento de R$ 1 bilhão, representa um crescimento excepcional de 46% da receita bruta, colocando a Gasmig dentre o seleto grupo das 500 maiores empresas brasileiras.

O segundo tem a ver com o recorde de comercialização obtido com o fornecimento de um bilhão de metros cúbicos de gás ao mercado em 2011. Em termos de quantidade consumida, o mercado industrial da Gasmig, que consome 90% do volume distribuído pela companhia, já é o segundo maior do país, atrás apenas de São Paulo.

O lucro líquido, que também foi recorde, atingiu R$ 123 milhões. Além dos reflexos positivos da entrada em operação do Gasoduto do Vale do Aço, os bons resultados são fruto também do esforço empreendido pela companhia para aproveitar oportunidades de aumentar suas vendas a partir da estrutura de rede já existente. A captação de clientes com perfil para o chamado “mercado secundário de gás natural”, modalidade de aquisição de gás lançada pela Petrobras há um ano, é um exemplo. Antes do final do ano, a Gasmig já vendia 500 mil m³ por dia nesta modalidade, e há identificada demanda suficiente para dobrar esse volume até o final de 2012.

De modo similar, a companhia teve participação de destaque nos leilões de gás promovidos pela Petrobras, mantendo-se como uma das três maiores compradoras desse produto dentre todas as distribuidoras de gás natural do país, o que contribuiu para manutenção de tarifas competitivas para o gás natural frente aos combustíveis concorrentes.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/gasmig-publica-resultados-financeiros-de-2011/

0 comments… add one

Leave a Comment