Governo de Minas: Governador Antonio Anastasia recebe equipe da Ouvidora-Geral em audiência

Ouvidora-geral do Estado, Célia Barroso, apresentou os resultados obtidos pela OGE no último ano

OGE / Divulgação
Em audiência do Palácio Tiradentes, Antonio Anastasia recebeu a equipe da Ouvidora-Geral do Estado
Em audiência do Palácio Tiradentes, Antonio Anastasia recebeu a equipe da Ouvidora-Geral do Estado

A ouvidora-geral do Estado, Célia Barroso, o ouvidor-geral adjunto, Agílio Monteiro, os ouvidores especializados Ana Piterman, Marcelo Costa, Rodrigo Xavier, Eduardo Machado e Maria Celeste Cardoso Pires, e a chefe de gabinete, Mônica Coelho, foram recebidos em audiência, nesta segunda-feira (16), pelo governador Antonio Anastasia, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa. No encontro foram apresentados os resultados obtidos pela OGE em 2011.

Entre os destaques estão o aumento no número de recebimento de manifestações, a criação do diagnóstico – transformação dos dados recebidos em diagnóstico para a melhoria da qualidade da gestão pública mineira; e a transferência do Ouvidor SUS da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para a OGE. Célia Barroso mostrou ainda as ouvidorias móveis que foram realizadas, como na Unidade de Dispensação de Medicamentos de Alto Custo – SRS Metropolitano; na Unidade de Atendimento Integrado (UAI – Praça Sete; e no Vale do Jequitinhonha – estrada de Araçuaí (José Gonçalves / Virgem da Lapa); e na agilização dos cálculos do Imposto sobre Transmissão, Causa Mortis e Doação (ITCD).

O curso de extensão “Ouvidoria de Saúde à distância”, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde, e o Canal Minas Saúde, que está beneficiando mais de 2.000 gestores, também foram destacados pela ouvidora-geral, que ressaltou, ainda, a elaboração do manual de criação de ouvidoria pública e a negociação em nível nacional para se definir números de três dígitos para o atendimento aos cidadãos pelas ouvidorias estaduais.

Resultados

A OGE também teve outros importantes resultados, como o Decreto Estadual Nº 45.969, de 24 de maio de 2012, que determinou que fosse indicado ocupante de cargo de nível estratégico, interlocutor da OGE perante as secretarias, diretamente subordinado ao titular, para se responsabilizar pelas manifestações. O mesmo decreto determina que as ouvidorias que não estejam na competência da OGE se articulem para criar mecanismos de aprimoramento dos canais de acesso ao cidadão e determina também a articulação da OGE e CGE para a compatibilização dos procedimentos internos no atendimento ao cidadão.

“O trabalho desenvolvido pretende criar uma rede de ouvidorias públicas em Minas Gerais, com eficiência para ouvir e responder aos cidadãos, transmitir o sentimento popular em relação à qualidade dos serviços e gerar diagnósticos no âmbito municipal e estadual, para a contínua melhoria dos serviços públicos”, afirmou Célia Barroso, durante audiência com o governador.

A ouvidora-geral do Estado também citou alguns exemplos de parcerias que a OGE está implementando com entidades, como o Crea-MG; o Laboratório de Ciência da Computação (LCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para integrar o programa M-Inclusion da Comunidade Europeia no Brasil; a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig); e o Governo de Nord-Pas-de Calais, na França.

Também participaram da reunião com o governador Antonio Anastasia o superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças, Paulo Roberto Dias de Castro; o superintendente de Apoio Técnico, Roberto Cezar de Carvalho e Silva; o assessor de tecnologia, Rogério Ribeiro; a assessora jurídica, Elma Garcia Vilela; a assessora de Gestão Estratégica e Inovação, Lia Barbosa Silva; e a auditora Setorial, Elma Guimarães Passos.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/governador-antonio-anastasia-recebe-equipe-da-ouvidora-geral-em-audiencia/

0 comments… add one

Leave a Comment