Governo de Minas: Governador participa da posse da ministra Cármen Lúcia na presidência do TSE

A mineira de Montes Claros é a primeira mulher a presidir o Tribunal Superior Eleitoral

Lúcia Sebe / Imprensa MG
Antonio Anastasia destacou a competência da ministra e o orgulho dos mineiros em vê-la como presidente do TSE
Antonio Anastasia destacou a competência da ministra e o orgulho dos mineiros em vê-la como presidente do TSE

O governador Antonio Anastasia participou, na noite desta quarta-feira (18), em Brasília, da solenidade de posse da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A mineira de Montes Claros é a primeira mulher a presidir o TSE em 67 anos de história da Corte e conduzirá os trabalhos da instituição até novembro de 2013. Ela substitui o ministro Ricardo Lewandowski. O ministro Marco Aurélio Mendes assumiu a vice-presidência do TSE.

“Nós, mineiros, estamos muito orgulhosos de termos uma conterrânea tão ilustre quanto a ministra Carmem Lúcia na presidência do Tribunal Superior Eleitoral. Sua posse foi a dimensão da grandeza do cargo e da competência da eminente presidente. É a demonstração que estamos caminhando firmemente para a plena igualdade entre os gêneros no Brasil. Ficamos todos mineiros muito satisfeitos e orgulhosos de termos a ministra Carmem Lúcia como primeira mulher na presidência do TSE”, afirmou Anastasia.

Em seu discurso de posse, a ministra fez um apelo ao cidadão brasileiro em favor do voto limpo. “Nenhuma lei do mundo substitui a honestidade, a responsabilidade e o comprometimento do cidadão. O caminho mais curto para a justiça é a conduta reta de cada um de nós. A eleição mais segura e honesta é aquela em que cada cidadão vota limpo”, disse.

Ela será a responsável pela condução das eleições municipais de outubro próximo, as primeiras na nova configuração jurídica que sujeita candidatos às exigências da Lei da Ficha Limpa.

Natural de Montes Claros, Cármen Lúcia Antunes é formada em Direito pela PUC Minas, mestre em Direito Constitucional pela UFMG, especialista em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral e ainda doutora em Direito de Estado pela Universidade de São Paulo. Desde abril de 2010, a ministra acumulava a vice-presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/governador-participa-da-posse-da-ministra-carmen-lucia-na-presidencia-do-tse/

0 comments… add one

Leave a Comment