Governo de Minas: moradores de Venda Nova já sentem melhorias na segurança com implantação do sistema Koban

Inspirado em um modelo japonês de policiamento comunitário, sistema já reduziu em 40% as ocorrências em apenas três meses.

Os moradores e comerciantes da região de Venda Nova, em Belo Horizonte, já sentem melhorias significativas na segurança. A região foi uma das escolhidas pela Polícia Militar de Minas Gerais para a implantação do sistema de policiamento comunitário chamado Koban.

A iniciativa foi inspirada num modelo japonês que prioriza o contato direto e constante com moradores e comerciantes para prevenir a criminalidade. A polícia tem um cadastro dos moradores com nome, telefone e endereço de todos. Nas bases comunitárias, são feitas reuniões com a população.

Desde que o sistema foi implantado em Venda Nova, há três meses, o número de ocorrências na região caiu 40 por cento. Além da redução da criminalidade, a Polícia Militar aponta outro resultado positivo muito importante: a maior participação da sociedade na política de segurança pública, já que qualquer pessoa pode dar sugestões para o melhoramento do sistema.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/moradores-de-venda-nova-ja-sentem-melhorias-na-seguranca-com-implantacao-do-sistema-koban/

0 comments… add one

Leave a Comment