Governo de Minas: professor americano ministra palestra sobre Materiais Biológicos no Cetec

Renomado Marc André Meyers apresentará resultado de suas pesquisas nos EUA

Nesta quarta-feira (18) a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), por meio do Centro de Bioengenharia de Espécies Invasoras de Hidrelétricas (CBEIH) – uma rede de parceria de pesquisadores do Cetec com a Cemig que busca soluções para amenizar os impactos ecológicos, industriais e econômicos causados por espécies invasoras – promove a palestra de Marc André Meyers, Professor da Universidade da Califórnia (San Diego, EUA).

A apresentação terá como tema a Ciência dos Materiais Biológicos, com foco na abordagem de aspectos da estrutura e propriedades de materiais componentes dos seres vivos e visa discutir a integração entre estudos de caracterização avançada dos materiais, ensaios mecânicos e modelagem das estruturas. Três eixos principais abrangidos pela Ciência dos Materiais Biológicos e da Mecanobiologia estarão em foco: os materiais biológicos, que compõem células e organismos; os biomateriais, sintéticos usados para corrigir, reparar ou complementar funções de órgãos e organismos; e o design bioinspirado, que engloba materiais e estruturas inspiradas em sistemas biológicos.

Para ilustrar o tema, o Professor Meyers apresentará exemplos de suas pesquisas, como biomineralização e tenacidade de conchas, bicos e penas de aves e escamas de peixes.

Marc André Meyers

Professor nos Departamentos de Nanoengenharia e de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade da Califórnia (San Diego, EUA), Meyers é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Materials Science and Engineering Community. Autor de diversas publicações na área de materiais desde 1970, Meyers é pesquisador da área de comportamento mecânico dos materiais com foco em três áreas: comportamento dinâmico dos materiais, estruturas nanocristalinas e materiais biológicos.

Marc Meyers foi premiado nos Estados Unidos pelo Acta Materialia Materials and Society Award (2010), Europa (Humbolt Soc. Senior Scientist), China (Instituto de Pesquisa em Metais) e Brasil. Marc Meyers também é autor de ficção e escreveu obras como Abscission/Implosion (2001), Mayan Mars (2006), Chechnya Jihad (2011) acaba de completar “A Dama e o Luxemburguês” em português.

Serviço:

Evento: Unindo a engenharia à biologia: ciência dos materiais biológicos

Realização: Cetec e Cbeih

Data: 18/07/2012

Horário: 14h

Telefone: (31) 3489-2320

Local: Auditório – Cetec – Avenida José Cândido da Silveira, 2000 – Horto

Inscrições: email para contato@cbeih.org com os seguintes dados: nome, email e instituição (caso seja professor, aluno e/ou pesquisador).

Número de participantes limitado a 120

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/professor-americano-ministra-palestra-sobre-materiais-biologicos-no-cetec/

0 comments… add one

Leave a Comment