Governo de Minas: projeto urbanístico da Cidade das Águas está entre os mais arrojados do país

Documento traça as diretrizes básicas da estrutura urbana de Frutal, no Triângulo Mineiro, que abriga a Cidade das Águas Unesco-Hidroex

Sectes / Divulgação
Secretário Narcio Rodrigues entrega projeto em reunião na sede da prefeitura de Frutal
Secretário Narcio Rodrigues entrega projeto em reunião na sede da prefeitura de Frutal

O Governo de Minas, por meio do secretário de Estado de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, entregou à população de Frutal, no Triângulo Mineiro, o projeto urbanístico da Cidade das Águas Unesco-Hidroex, elaborado pela equipe do arquiteto e consultor das Nações Unidas, Jaime Lerner, um dos profissionais da área mais renomados do país. A entrega do projeto — que traça também as diretrizes básicas da estruturação urbana da cidade de Frutal — foi entregue às autoridades locais nesta segunda-feira (16).

Ao entregar o projeto, Narcio disse que se tratava de “um presente do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), para o futuro de Frutal”, que passa a abrigar o mais ousado e inovador projeto de sustentabilidade em implantação na América Latina. “A Cidade das Águas Unesco-Hidroex coloca o Brasil em destaque, ao atrair ins-tituições de excelência ligadas ao tema da água para desenvolver pesquisas, programas e implantar o conceito das Nações Unidas de educação para as águas como ferramenta para construção de um novo mundo, em que haja mais respeito aos recursos naturais e maior valorização do ser humano em seu próprio habitat”, afirmou o secretário.

Segundo ele, nenhum município mineiro recebeu um estudo tão detalhado sobre seu traçado urbanístico como Frutal. “O projeto mostra que a Cidade das Águas não é apenas o grande complexo educacional, mas integra toda a cidade de Frutal”, explicou. Ainda de acordo com Narcio Rodrigues, com a aplicação das recomendações que constam no projeto, Frutal será uma cidade exemplo em meio ambiente, com qualidade de vida para toda a população.

A concepção Lerner de Frutal, formatada em 95 páginas, traz recomendações para o Plano Diretor da Cidade, sugestões de paisagismo, estruturação viária, de transporte e de iluminação, além de um projeto específico para uma ciclovia que corta toda a cidade. Também faz parte do trabalho, a estruturação física da Cidade das Águas Unesco-HidroEX e sua ligação com Frutal.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/projeto-urbanistico-da-cidade-das-aguas-esta-entre-os-mais-arrojados-do-pais/

0 comments… add one

Leave a Comment