Minas: reforço do efetivo para Copa do Mundo

Delegacia de Eventos recebe novas viaturas para atuação na Copa do Mundo de 2014

Minas Gerais: Copa do Mundo

Fonte: Agência Minas

Além dos 17 novos veículos disponibilizados, a Polícia Civil de Minas Gerais também anunciou reforço do efetivo e planejamento especial

A partir desta segunda-feira (27), a Polícia Civil de Minas Gerais coloca à disposição da Delegacia de Atuação em Grandes Eventos (Deage) uma frota de 17 novas viaturas. A unidade policial que, entre outras atividades, será responsável pelo atendimento no Mineirão durante a Copa do Mundo de 2014, recebeu 12 caminhonetes, três Fiat Uno e dois Fiat Doblò.

De acordo com o delegado Valmir de Paula Ramos, que chefia a assessoria extraordinária da Copa do Mundo no âmbito da Polícia Civil, os novos veículos fizeram subir para 20 o número de viaturas da Delegacia de Eventos.

Durante a solenidade de entrega dos veículos, o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão destacou a importância do investimento, explicando que as novas viaturas vão garantir mais celeridade na apuração de delitos. “Isso ocorrerá não somente na capital, como também nas cidades turísticas de Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina, para onde, nós já sabemos, muitos turistas se deslocarão durante a Copa”, pontuou.

A nova frota é fruto de convênio firmado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), representando um investimento global de R$ 2.140.839,14. Conforme antecipou Cylton Brandão, durante o período da Copa do Mundo, seis das novas caminhonetes serão utilizadas em ações nas cidades onde é esperada uma maior movimentação de pessoas, dentre delegações esportivas, turistas, jornalistas e torcedores.

Reforço

As cidades de Sete Lagoas e Vespasiano (onde está a Cidade do Galo), por servirem de sede para as seleções do Uruguai e da Argentina, respectivamente, serão alvo de atenção especial. O mesmo ocorrerá com a região de Venda Nova, em Belo Horizonte, onde está situada a Toca da Raposa, que servirá de centro de treinamento para a seleção chilena. As cidades históricas de Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina, que deverão ser alvo de visitações de turistas, também estão incluídas no planejamento especial.

A entrega das novas viaturas ocorreu na manhã desta segunda-feira (27), na sede da Delegacia de Eventos, que fica localizada na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 640, na orla da Lagoa da Pampulha. “Teremos também o reforço, a partir de abril, dos 121 médicos legistas e 95 peritos criminais que estão se formando na Acadepol. Isso, logicamente, vai potencializar nosso efetivo para a Copa de Mundo”, acrescentou o chefe da Polícia Civil.

O delegado Felipe Falles, titular da Delegacia de Eventos, informou que a previsão é que Minas receba cerca de 600 mil turistas durante a Copa do Mundo. “Isso vai aumentar a circulação de dinheiro, ampliando as oportunidades para o crime. Então, estaremos prontos para investigar os fatos e apontar autorias. O planejamento da Polícia Civil prevê a mobilização de 990 policiais para atuar durante a Copa, que para nós começa 81 dias antes da abertura oficial, marcada para 13 de junho, em São Paulo”, revelou.

0 comments… add one

Leave a Comment