Mineirão é o estádio mais testado no Brasil para Mundial

Mineirão está a um mês de estrear na Copa do Mundo com o jogo entre Colômbia e Grécia

Minas Gerais: Mineirão

Fonte: Agência Minas

Estádio é o mais testado no Brasil para Mundial e será palco de seis partidas do campeonato, inclusive das campeãs Argentina e Inglaterra

Daqui a exato um mês, o Mineirão receberá pela primeira vez um jogo da Copa do Mundo. No dia 14 de junho de 2014, Colômbia e Grécia se enfrentam, às 17 horas, no Gigante da Pampulha. Entre os 12 estádios brasileiros que vão receber as 64 partidas do Mundial, nenhum outro foi tão testado quanto o Mineirão. Após quase um ano e meio de operação, 44 jogos foram realizados no principal palco do futebol mineiro, incluindo os três confrontos da Copa das Confederações. Para o Mundial, o estádio receberá seis jogos, sendo um duelo das oitavas de final e outro da semifinal.

A Colômbia, que já participou de outras quatro edições do Mundial, espera contar com o seu principal atleta, o atacante Falcao García. Em janeiro deste ano, o jogador, que atua pelo Mônaco, rompeu o ligamento do joelho esquerdo em uma partida pela Copa da França. Desde então, Falcao trabalha para se recuperar e disputar a Copa do Brasil. Já os gregos, participaram somente de duas edições, em 1994 e 2010, quando foram eliminados na primeira fase. A estrela da equipe, comandada pelo técnico Fernando Santos, é o atacante Giórgios Samaras. Aos 29 anos, o jogador que atua pelo Celtic, da Escócia, mostrou seu faro de gols ao marcar quatro em seis jogos pela Liga dos Campeões. Além do talento com a bola nos pés, o centroavante aproveita-se da sua altura, 1,92 m, para marcar através de jogadas aéreas.

O segundo duelo no Gigante da Pampulha será entre Costa Rica e Inglaterra, no dia 17 de junho, às 13 horas. O melhor desempenho alcançado pelos costa-riquenhos na competição foi em 1990, na Itália, quando foram eliminados pela Tchecoslováquia nas oitavas de final. Em outras duas participações, em 2002 e 2006, o time não passou da fase de grupos. O meia atacante Joel Campbell, de 21 anos, é o destaque do time, e tem . Jogando pelo Olympiakos, Campbell tem como principal característica a velocidade.  Contratado pelo Arsenal, da Inglaterra, ainda adolescente, o meia ainda não atuou no Campeonato Inglês por falta de visto, e passou as últimas três temporadas emprestado para equipes da França, Espanha e, atualmente, Grécia. Na campanha que classificou a Costa Rica para a Copa do Brasil, Campbell foi decisivo ao marcar três gols, incluindo um na vitória sobre os Estados Unidos, que garantiu a vinda do time ao Mundial.

Campeões Mundiais em 1966, os ingleses estão no chamado ‘grupo da morte’ da Copa do Mundo deste ano, ao lado de Uruguai, Costa Rica e Itália. Na lista de convocados do técnico Roy Rodgson para a competição, a juventude predomina. Jack Wilshere, 22 anos, Alex Oxlade-Chamberlain, 20 anos, ambos do Arsenal; Jordan Henderson, 23 anos, e Raheem Sterling, 19 anos, ambos do Liverpool; Ross Barkley, 20 anos, do Everton, são alguns dos integrantes da renovada Seleção da Inglaterra. Aos 35 anos e disputando sua terceira Copa do Mundo, o meia Frank Lampard, do Chelsea, será o contraponto à inexperiência de alguns dos companheiros de time. Em 2005, ele foi eleito o segundo melhor jogador do mundo pela Fifa. No fim do ano passado, o jogador alcançou a marca de 100 jogos pelo English Team.

No dia 21 de junho, às 13 horas, o melhor jogador do mundo, eleito quatro vezes consecutivas pela FIFA, desfilará todo o seu talento, no Mineirão, contra a seleção do Irã. Cotada como uma das favoritas ao título, a Seleção Argentina, bicampeã mundial em 1978 e 1986, conta também com o talento de jogadores como Sergio Agüero, Gonzalo Higuaín, Javier Mascherano e Ángel Di Maria, todos de clubes de primeira linha na Europa. As quatro finais de Mundiais disputadas na história colocam a Argentina entre as potências da competição. A equipe comandada por Alejandro Sabella não só irá jogar, como também fará de Minas sua casa durante a competição. A Cidade do Galo, centro de treinamentos do Atlético Mineiro, em Vespasiano, servirá de base para o time argentino, que se hospedará e treinará no local.

Os iranianos, em contrapartida, devem fazer o seu jogo mais difícil contra a Argentina. Em suas três participações em Copas do Mundo, o Irã nunca passou da primeira fase. A principal conquista da história da seleção é o tricampeonato da Copa da Ásia em 1968, 1972 e 1976. Principal armador, capitão, batedor de pênalti e especialista em cobranças de falta, o meio-campista Javad Nekounam é o líder da equipe do Irã. Aos 33 anos, o jogador do Kuwait SC soma mais de 130 partidas pelo time e usará sua experiência para levar a seleção à segunda fase da Copa.

O último jogo da fase de grupos será entre a Bélgica e a Argélia, no dia 24 de junho, também às 13 horas. A equipe belga soma 11 participações em Copas do Mundo ao longo da história. Em 1986, a equipe chegou às semifinais, quando acabou eliminada pela Argentina, campeã naquele ano. Campeões Olímpicos em 1920, os ‘Diabos Vermelhos’ lideraram as Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014 e obtiveram a classificação para a competição de forma invicta. O destaque do time é o zagueiro e capitão Vincent Kompany, jogador do Manchester City, da Inglaterra. Na temporada 2011/2012, Kompany foi eleito o melhor jogador do Campeonato Inglês.

Já a Seleção da Argélia chega ao Brasil timidamente para sua quarta participação em Copas do Mundo, a segunda consecutiva. Nas outras três oportunidades, o time foi eliminado ainda na fase de grupos. Em Belo Horizonte, os argelinos estreiam diante da Bélgica, no dia 17 de junho. O técnico VahidHalilhodzic divulgou na última segunda-feira (12/05) a lista de 30 jogadores pré-selecionados para a disputa da Copa do Mundo com 23 selecionados que atuam na Europa. O jovem atacante Sofiane Feghouli, de 24 anos, é uma das apostas da equipe. O meia franco-argelino do Valência tem as assistências ao ataque como principal qualidade.

Na fase de mata a mata, o Mineirão será palco das oitavas de final e da semifinal do torneio. A expectativa é de que os estrangeiros ocupem mais da metade do estádio, já que seleções como Alemanha, Argentina, Espanha, Holanda podem jogar em Belo Horizonte. Caso o Brasil se classifique em primeiro do seu grupo, a seleção canarinho pode jogar em Minas Gerais no primeiro duelo da segunda fase, dia 26 às 13 horas, e, se avançar, na semifinal, dia 8 de julho, às 17 horas.

0 comments… add one

Leave a Comment