Minas sem Fome beneficia 100 famílias em Tapira

Governo de Minas: Gestão Eficiente do programa Minas Sem Fome beneficia aproximadamente 100 produtores do município de Tapira.

O objetivo é que até o final do ano, o programa atenda mais de 180 mil famílias de agricultores familiares no Estado

Divulgação Emater-MG
O produtor Damião Pereira beneficiado do projeto já colheu 15 sacos de 60 quilos de feijão
O produtor Damião Pereira beneficiado do projeto já colheu 15 sacos de 60 quilos de feijão
O programa do Governo do Estado, Minas Sem Fome, tem ajudado a melhorar a realidade de agricultores familiares do município de Tapira, no Triângulo Mineiro. No final do ano passado, aproximadamente 100 famílias receberam sementes de feijão, milho e hortaliças. A ação tinha como objetivo oferecer aos agricultores familiares uma alimentação mais saudável e geração de renda.

Através do programa foram distribuídos 200kg de sementes de feijão ,600kg de milho e kits de hortaliças, contendo sementes de alface, cenoura, beterraba, abóbora e quiabo. Segundo o extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Estensão Rural de Minas Gerais (Emater), Márcio Rodrigues de Souza, as hortaliças ajudam as famílias a terem uma alimentação mais saudável. “Isso garante segurança alimentar para os agricultores de baixa renda. Com as sementes, o produtor poderá montar uma horta doméstica e terá verduras para o consumo da própria família”, afirma o extensionista.

As sementes de milho irão ajudar na produção de alimentação complementar para o gado, principalmente no período de estiagem. “Com a doação das sementes somada a outras ações, o agricultor tem uma redução do custo de produção da silagem em torno de 35%”, diz o extensionista.

As lavouras de feijão foram implantadas no final de janeiro desse ano. Parte da produção é para o consumo próprio das famílias e o restante é para a comercialização. “A doação das sementes do Minas Sem Fome melhora a qualidade de vida das famílias pois, alem de contribuir para uma alimentação mais saudável e também gera renda”, afirma Márcio Rodrigues.

O produtor Damião Gomes Pereira é um dos beneficiados do projeto, no município de Tapira. “O programa tem sido muito importante para nós”, conta o produtor. Com as sementes de feijão, Damião Pereira implantou uma lavoura de meio hectare. Ele chegou a colher 15 sacos de 60kg. Desse total, o produtor vendeu dez. “É um bom retorno financeiro, o dinheiro ajuda nas despesas”, conclui o produtor.

Minas Sem fome

O Minas Sem Fome é uma iniciativa do Governo de Minas, executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), por meio da Emater, com apoio das prefeituras. O objetivo é implementar ações que contribuam para a inclusão da população de baixa renda no processo produtivo, especialmente agricultores familiares. O programa incentiva a produção de alimentos, agregação de valor e geração de renda, visando a melhoria de suas condições de segurança alimentar e nutricional. A Emater é responsável pela mobilização dos agricultores, assistência técnica, compra e distribuição dos insumos.

Até o final do ano, o Minas Sem Fome deverá atender, 187.860 famílias de agricultores familiares no Estado com ações para incrementar as atividades de lavoura, pomares, hortas, apicultura, piscicultura, avicultura, produção de leite, feiras livres, gestão de projeto e apoio à agricultura familiar. A meta financeira para todo o programa esse ano é de R$ 4,76 milhões. Os recursos são provenientes do Governo de Minas.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/minas-sem-fome-beneficia-aproximadamente-100-produtores-do-municipio-de-tapira/

0 comments… add one

Leave a Comment