Minas investe em segurança

Governo de Minas investe em segurança e obras para melhorar qualidade de vida em Almenara

Governo de Minas: segurança

Fonte: Agência Minas

No município do Vale do Jequitinhonha, governador Antonio Anastasia entregou seis viaturas para reforçar o policiamento e vistoriou obras do mercado

Os novos investimentos em segurança pública para o Estado, anunciados pelo Governo de Minas no início desta semana, já chegaram ao Vale do Jequitinhonha. Em visita ao município de Almenara, neste sábado (22/02), o governador Antonio Anastasia entregou seis viaturas para reforçar o policiamento ostensivo e ampliar a sensação de segurança da população. Ainda na cidade, Anastasia vistoriou as obras do novo Mercado Municipal, uma reivindicação histórica do município, que recebeu do Estado recursos para sua conclusão.

As chaves das viaturas foram entregues pelo governador ao comandante do 44º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Romildo Scheffer, que também recebeu, no final do ano passado, dois veículos para patrulha rural e um para a base comunitária móvel, além de uma motocicleta. “Estamos equipando a cidade de Almenara, um município localizado próximo à divisa de Minas Gerais. A polícia tem de estar bem estruturada para proteger o Estado da entrada de pessoas mal intencionadas”, disse o governador, ao destacar ainda a presença mais forte do efetivo da Polícia Militar nas ruas para coibir a criminalidade.

Em todo o Estado, entre maio de 2013 e o final de 2014, o efetivo das forças de segurança será ampliado em mais 7.500 homens. Para ampliar a capacidade de atendimento dos policiais, a frota de veículos do sistema de Defesa Social continua sendo reforçada. Nas próximas semanas, a Polícia Militar vai receber 378 novas viaturas. Já a Polícia Civil contará com um reforço de cerca de 450 veículos em sua frota a partir de março. Com isso, somadas as entregas feitas ao longo de 2013, cerca de 2 mil novos veículos terão sido entregues pelo Governo de Minas ao setor de segurança pública. A partir das próximas semanas, cerca de 2.500 veículos das duas corporações passarão a contar com rastreamento por GPS.

O governador lembrou ainda dos investimentos que o Governo de Minas vem realizando ao longo dos últimos anos em estradas, estrutura, na saúde e no desenvolvimento agrário da região. “Estamos realizando obras no aeroporto, alocando recursos na Saúde, realizando obras em estradas e, portanto, quero reiterar que são esses compromissos que fazem a grandeza de Minas Gerais”, enfatizou Anastasia.

Reivindicação histórica

Com a presença do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Silva, do presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno, e de deputados estaduais, o governador comemorou a fase final das obras do novo Mercado Municipal Odilon Souza Santana, uma reivindicação antiga dos comerciantes, produtores rurais e de toda a população de Almenara. “Estou muito feliz de estar aqui, vistoriando as obras, porque já tem alguns anos e todas as vezes que vim a Almenara, sempre ressaltei a necessidade de se fazer o novo mercado, porque o mercado velho já não aguenta mais o movimento. Sabemos que um mercado é o coração da cidade, porque é no mercado que os produtores vendem seus produtos, sua carne, suas hortaliças, artesanatos, tudo o que é produzido pelo nosso povo”, afirmou.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento comercial da cidade, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), por meio do Departamento de Obras Públicas (Deop-MG), firmou convênio, em 2012, no valor de R$ 714,5 mil para reforma e conclusão do prédio.

A prefeita de Almenara, Fabiany Ferraz, afirmou que o novo Mercado Municipal está pronto para ser um local de livre comércio, com infraestrutura de qualidade para abrigar os feirantes da cidade que ocupam as ruas do entorno do mercado com barracas improvisadas. “Hoje é um dia muito especial para Almenara. Esse novo mercado era um anseio de todo o povo da cidade e região. Agora, teremos condições de proporcionar mais conforto também ao consumidor, que terá um local adequado para realizar compras”, disse.

O mercado leva o nome do mais importante comerciante do município. Odilon Souza Santana, nascido em Maracas (BA) em março de 1921, chegou a Almenara na década de 1950 como vendedor ambulante.

0 comments… add one

Leave a Comment