Minas: Reinventando o Ensino Médio

<

Editado por em 1 Oct, 2013 em Educação | 0 comentários

Oct 01, 13 Minas: Reinventando o Ensino Médio

Maioria das escolas escolhe Tecnologia da Informação para o projeto Reinventando o Ensino Médio

Minas Gerais: Reinventando o Ensino Médio

Fonte: Agência Minas

Universalização do projeto ocorrerá em 2014, com a participação de todas as 2.189 instituições de ensino que atendem a esse nível de escolaridade

O próximo ano será marcado por novidades pedagógicas nas escolas estaduais de ensino médio de Minas Gerais. Com a universalização do projeto Reinventando o Ensino Médio, os estudantes de todas as 2.189 escolas estaduais terão conteúdos voltados para três áreas de empregabilidade. Em um leque de cinco opções oferecidas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) a mais popular foi Tecnologia da Informação. Esta área de empregabilidade foi escolhida por 84% escolas e comunidades escolares.

Ao todo, a SEE ofertou cinco áreas de empregabilidade. Dentre elas, as escolas optaram por três e, em fevereiro do próximo ano, os estudantes escolherão uma.  Tecnologia da Informação foi a mais escolhida pelas comunidades escolares, seguida por Empreendedorismo e Gestão, com 73%; Meio Ambiente e Recursos Naturais, com 62%; Comunicação Aplicada, com 46%; e Turismo, 35%.

“O destaque para a área de Tecnologia da Informação passa pelo período que estamos vivendo. Muito dos professores e da comunidade escolar de hoje são da era da tecnologia. Muito do que se faz hoje depende de habilidades e competências nessa área”, ressalta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

A área de Tecnologia da Informação é uma das opções da Escola Estadual Doutor Geraldo Parreiras, em João Monlevade. A escolha das três áreas foi feitas em parceria com a comunidade, que votou nas três áreas de maior interesse.

“Escolhemos Meio Ambiente e Recursos Naturais, porque a educação ambiental está presente em todos os lugares. Esse tema deve estar sempre sendo discutido na escola. Além disso, tenho muitos professores interessados nessa área. Nós optamos pela área de Tecnologia da Informação porque os alunos adoram mexer com computadores e aqui na escola temos três laboratórios de informática e temos que explorar todos os recursos que possuímos. Já a área de Empreendedorismo e Gestão foi escolhida por ser um tema interessante para os alunos e devido ao fato de a região ter muitas empresas”, ressalta a diretora da escola, Jaqueline Beatriz Batista Reis.

A professora de Tecnologia da Informação na Prática da Escola Estadual Godofredo Rangel, em Três Corações, Alicia Esteves Damásio, ressalta o que os alunos do curso de Tecnologia da Informação vêm durante o curso. “No 1º ano do ensino médio, os alunos conhecem um pouco mais das ferramentas que o computador oferece para eles e trabalham muito com ferramentas de editoração, como Word. Já no 2º ano, eles aprendem a montar jogos digitais e no 3º ano do ensino médio eles aprendem a montar web sites”, conta.

O Reinventando o Ensino Médio é uma iniciativa da SEE é voltada para os alunos do ensino médio e tem entre seus objetivos tornar o currículo mais completo e atrativo, além de gerar competências e habilidade focadas na empregabilidade. O Reinventando o Ensino Médio começou em 2012, sendo ofertado em 11 escolas estaduais da região norte de Belo Horizonte. Este ano, o projeto foi ampliado e atinge a 133 escolas da rede estadual de ensino. Em 2014, ele será universalizado atingindo as 2.189 escolas da rede estadual que ofertam o ensino médio.

Mostra de empregabilidade

Na Escola Estadual Selim José de Salles, em Ipatinga, o Reinventando o Ensino Médio teve início este ano. As três áreas de empregabilidade escolhidas pela escola são: Comunicação Aplicada, Tecnologia de Informação e Empreendedorismo e Gestão. Para apresentar à comunidade o trabalho desenvolvido ao longo do primeiro ano da iniciativa, a escola realiza nesta sexta-feira (27) a “I Mostra das Áreas de Empregabilidade”.

Para a mostra, foram convidadas todas as escolas estaduais e municipais da região. “Queremos divulgar o Reinventando para a comunidade. O nosso objetivo é mostrar o que os nossos alunos estão aprendendo e desenvolvendo na sala de aula. Também queremos apresentar as áreas para os alunos do 9º ano que no ano que vem terão que escolher qual área seguir”, ressalta a coordenadora do projetona escola, Lilia Poliane Pimentel Soares.

Cerca de 20 trabalhos estão sendo apresentados na Mostra. Os alunos de Empreendedorismo e Gestão, por exemplo, apresentam pequenas empresas criadas por eles. Os estudantes de Tecnologia de Informação criaram jogos e os de Comunicação Aplicada trabalharam na divulgação do evento.

Pedro Henrique Garcia de Paula faz as aulas de Tecnologia de Informação. O grupo do aluno do 1º ano do ensino médio apresentou na feira a evolução do gráfico dos computadores. “O gráfico é a renderização do computador, ou seja, como você vê, por exemplo, sua área de trabalho. Vamos mostrar a evolução desses gráficos por meio de vídeos e de explicações. Antigamente, a tela inicial do computador só tinha uma imagem no fundo e algumas pastas e atalhos. Hoje é possível colocar um relógio, previsão do tempo, entre outros”, conta.

O estudante destaca ainda a importância do Reinventando o Ensino Médio. “Aprender uma área de empregabilidade é muito bom. Pode nos abrir novas portas e nos ajudar a escolher o que vamos fazer no futuro. Na minha área destacaria o aprendizado que estou tendo com os computadores”, conclui Pedro Henrique.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>