Gestão do PSDB: Pronto-Socorro João XXIII é considerado o melhor do Brasil

Pesquisa de satisfação do programa SOS Emergências, do Ministério da Saúde, revelou que na opinião dos usuários da saúde pública, Belo Horizonte tem o melhor hospital de urgência e emergência no Brasil.

Hospital de Pronto-Socorro João XXIII ficou em primeiro lugar em 11 tópicos.

Fonte: Hoje em Dia 

Pronto-Socorro gerenciado pelo PSDB em Belo Horizonte foi considerado o melhor do Brasil

Ministério da Saúde, apontou o HPS como o mais eficiente prestador de serviço do país. Foto: Michelle Toledo

HPS João XXIII é eleito o melhor hospital de urgência do país

Na opinião dos usuários da saúde pública, Belo Horizonte tem o melhor hospital de urgência e emergência no Brasil. Pesquisa de satisfação do programa SOS Emergências, do Ministério da Saúde, apontou o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS) como o mais eficiente prestador do serviço entre 11 unidades de cidades-sede da Copa do Mundo.

O levantamento, realizado em dezembro último, avaliou 17 critérios, entre eles a classificação de risco dos pacientes, o tempo de espera para o atendimento e os exames necessários realizados. O HPS ficou em primeiro lugar em 11 tópicos.

Metodologia

Pelo telefone, foram realizadas 3.300 entrevistas, sendo, em média, 300 pacientes ou acompanhantes em cada unidade. Dos entrevistados, 96% tinham nível médio de escolaridade. A identidade de todos foi preservada, segundo o Ministério da Saúde.

Além do João XXIII, pertencente à Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), participaram da pesquisa os hospitais Restauração (Recife/PE), Urgências (Goiânia/GO), Roberto Santos (Salvador/BA), Miguel Couto (Rio/RJ), Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre/RS), José Frota (Fortaleza/CE), Santa Casa de Misericórdia (São Paulo/SP), Albert Schweitzer (Rio de Janeiro/RJ), Base (Brasília/DF) e Santa Marcelina (São Paulo/SP).

O presidente da Fhemig, Antonio Carlos de Barros de Martins, atribuiu o resultado aos esforços empenhados desde 2003. Nos últimos anos, o João XXIII recebeu R$ 51 milhões em melhorias, reformas e equipamentos. “Esse trabalho consiste em modernização, reformulação do processo de trabalho e capacitação dos recursos humanos”.

Capacidade

Para o secretário de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, o HPS é uma referência no atendimento de urgência. “Se houver uma catástrofe, temos uma estrutura flexível que, imediatamente, pode aumentar em 20% sua capacidade de atendimento”.

0 comments… add one

Leave a Comment