Congresso Mineiro debate tratamento e prevenção ao uso de drogas

Profissionais debatem tratamento e prevenção ao uso de drogas em Congresso Mineiro

Parte da Semana Estadual de Prevenção, o evento, realizado pela Secretaria de Defesa Social, também discutiu perspectivas do Estado na área

Fonte: Agência Minas

Mais de 17,5 mil agricultores familiares trabalham com avicultura no sistema caipira, indica levantamento da Emater-MG em Montes Claros

Mais de 17,5 mil agricultores familiares trabalham com avicultura no sistema caipira, indica levantamento da Emater-MG em Montes Claros

Profissionais que atuam em projetos de tratamento e prevenção ao uso de drogas participaram da primeira edição do Congresso Mineiro de Prevenção às Drogas, realizado nesta quinta-feira (23/6), em Belo Horizonte. O evento faz parte do calendário de ações da Semana Estadual de Prevenção, realizada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Na abertura do evento o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Rafael Miranda, falou sobre as perspectivas do Estado na área. “Temos trabalhado com muito afinco juntamente com as forças da segurança pública, pois sabemos da importância do trabalho destas corporações na temática da prevenção e repressão”, ressaltou Miranda. O subsecretário também falou sobre a importância dos Encontros Regionais de Políticas sobre Drogas, que, segundo ele, têm sido um ambiente frutífero para o debate de novas ideologias, sempre buscando a eficiência no atendimento do cidadão. Desde a implementação do projeto nas diversas regiões do Estado, mais de oito mil lideranças já se reuniram para debater as políticas.

No evento, foram entregues Diplomas de Mérito em Ações de Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool, Tabaco e outras Drogas para 28 pessoas com atuação reconhecida na área. A premiação também busca disseminar boas práticas de promoção à saúde, prevenção do uso de drogas, reinserção social, geração de emprego e renda e elevação de escolaridade no âmbito do Sistema de Defesa Social.

Também foram realizadas mesas temáticas articuladas pelos Centros Regionais de Referência em Álcool e Drogas de Minas com o intuito de oferecer um espaço qualificado de discussão para os profissionais da área e apresentar as boas práticas realizadas no Estado.

O presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Aloísio Andrade, ressaltou a importância de cada ação no âmbito das políticas sobre drogas. “Vivemos hoje um momento de transição. Se Minas tem cerca de 60 mil encarcerados, grande parte deles é por tráfico de drogas. A verdadeira prevenção depende também de uma sociedade que crie seus filhos com valores éticos e morais”.

Já o coordenador do Projeto Redes, Jadir Assis destacou a relevância deste tipo de evento para que seja possível uma constante discussão sobre as garantias de direito e inclusão social dos indivíduos, além do fortalecimento das articulações políticas do Estado.  Em Minas Gerais já existem cinco municípios em que há atuação do Redes, que é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). O objetivo do projeto é promover a aproximação entre as políticas de saúde, prevenção, segurança, proteção e inclusão social.

0 comments… add one

Leave a Comment