Minas: Circuito Cultural

Caminhada fotográfica é destaque do Circuito Cultural Praça da Liberdade no domingo

Minas Gerais: Circuito Cultural

Fonte: Agência Minas

Participantes farão passeio pelos museus e espaços do complexo para registrar imagens no Instagram; Melhores fotos serão premiadas

O Circuito Cultural Praça da Liberdade realiza, neste domingo (9), uma caminhada fotográfica especial, que marca, também, o lançamento oficial do perfil do Circuito no Instagram (@circuitoculturalliberdade). O evento “Instawalk” propõe que os interessados que tenham perfil no aplicativo participem, gratuitamente, de um passeio guiado pelos museus e espaços do Circuito. A missão das pessoas será registrar tudo pelo Instagram e marcar o conteúdo postado com a hashtag #descubraocircuito.
O ponto de encontro para o começo do passeio será o Coreto da Praça da Liberdade, às 9h30. Além de fotografar os prédios históricos, salas com adornos e atrações interativas, praça e jardins que contam parte da história de Minas Gerais, os visitantes também poderão concorrer a prêmios. Isto porque, no final do percurso, será formada uma galeria virtual de imagens, com indicação dos melhores e mais votados registros feitos pelos participantes.
“Lançar o @circuitoculturalliberdade em uma ação como o Instawalk vem ao encontro da proposta do Circuito de promover a democratização da arte em seus diversos aspectos. Já temos nosso perfil em redes sociais como o Facebook e o Twitter, mas um complexo como o Circuito Cultural atrai olhares e registros que merecem integrar um aplicativo como o Instagram. Certamente, vamos nos surpreender com as descobertas, afinal, teremos visitantes com olhares curiosos e que devem apresentar cantinhos até então despercebidos”, destaca a gerente executiva do Circuito Cultural Praça da Liberdade, Cristiana Kumaira.
Esta será a 4ª edição do Instawalk na capital mineira – organizado pelo coletivo @igersbelohorizonte –, que já passou pelo Parque Municipal, Parque das Mangabeiras e Mercado Central, respectivamente. “Nossa intenção é promover BH e já tínhamos a intenção de realizar o encontro no Circuito, que é um dos principais pontos turísticos da Capital. Para nós, foi motivo de grande prestígio promover o Instawalk juntamente com o lançamento do perfil @circuitoculturalliberdade”, enfatiza uma das responsáveis pelo gerenciamento do perfil @igersbelohorizonte e organizadora do Instawalk em Belo Horizonte, Giselly Marchesano.
Concurso fotográfico
Durante o passeio, orientado por um dos educadores do Circuito Cultural Praça da Liberdade, as 30 melhores fotos marcadas com a hashtag #descubraocircuito serão submetida a votação no Instagram. Das 30 fotografias, dez serão eleitas por voto popular e cinco serão indicadas por membros da equipe organizadora. As 15 imagens escolhidas vão compor uma exposição itinerante nos museus e espaços do Circuito Cultural.
Interessados em participar devem seguir no Instagram os perfis  @circuitoculturalliberdade e @igersbelohorizonte e efetivar inscrição pelo e-mail igersbelohorizonte@gmail.com. Além de colocar como assunto “Inscrição”, o participante também deve informar na mensagem: nome completo, e-mail, nome de usuário no Instagram e telefone para contato.
Outros detalhes podem ser consultados no regulamento disponível no site www.circuitoculturalliberdade.com.br. Outra opção é o telefone (31) 3239-2000.
Circuito Cultural Praça da Liberdade
O Circuito Cultural Praça da Liberdade é o resultado da parceria do Governo de Minas com a iniciativa privada. O objetivo é explorar a diversidade cultural em uma região de Belo Horizonte com enorme valor histórico, arquitetônico e simbólico. São dez espaços culturais já em funcionamento, além de outros sete em fase de instalação. Somente em 2013, mais de 800 mil pessoas visitaram o complexo. Só o programa educativo atendeu mais de 130 mil alunos da rede pública de ensino, além de associações e entidades filantrópicas. O Circuito é co-gerido pelo Instituto Sérgio Magnani, por meio de parceria com o Governo do Estado.
Espaços em funcionamento: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular – Cemig, Espaço do Conhecimento UFMG, Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade, além de atividades do Inhotim Escola.
Espaços em fase de instalação: Casa Fiat de Cultura, Centro de Ensaios Abertos, Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado – Cefar Liberdade, Escola de Moda e Design da UEMG, Museu do Automóvel, um centro de referência da música, bem como a sede do Inhotim Escola.
0 comments… add one

Leave a Comment